domingo, 7 de setembro de 2014

QUEM NÃO FEZ QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA! ASSIM FICA FÁCIL ENTENDER O DESÂNIMO DO ELEITOR

Nesse domingo passou no Fantástico a reportagem sobre a delação premiada concedida ao ex-diretor da Petrobrás Paulo Roberto Costa, delação aliás, que já lhe havia sido oferecida no inicio das investigações, quando o nome de Paulo ficou evidente no caso, porém, na ocasião ele não aceitou o benefício. Porém agora, há um mês das eleições, talvez, após ter um tempo maior para pensar no benefício, o ex-diretor aceitou o benefício e começaram as denúncias. Porém, como tradicionalmente acontece no Brasil quando o tema é falcatruas políticas, as informações do depoimento do ex-diretor da Petrobrás caíram nas mão de adivinhem quem da imprensa? Da revista Veja. Até ai nenhuma novidade, aliás, como não é nenhuma novidade, infelizmente, a história denunciada pela revista em parceria com o Fantástico da Rede Globo de Televisão. Sim, pois, no conteúdo do depoimento vazado das dependências da Policia Federal, mais uma vez, é repleto de denúncias de recebimento de propinas para liberação de contratos com a Petrobrás, de quebra junto com a denúncia, repito! Infelizmente corriqueira no sistema político brasileiro, desde a sua descoberta, sim, ou o leitor acha que essa prática não ocorre em seu Município? Como você acha que são feitos os contratos com as empreiteiras nos Municípios? Acreditem, da mesma forma. Enfim, com as denúncias surgiram mais uma vez nomes de deputados, ministros, governadores, enfim.

Os três candidatos a presidências deram seus pareceres sobre o caso através de entrevistas ao Fantástico, a presidente Dilma lembra que ainda não há denúncias oficiais de envolvidos do seu governo no caso, e se caso houver serão tomadas as devidas providências, e que o Governo combate sim atos corruptos, lembrando ser a Polícia Federal um órgão do Governo Federal a responsável pelo investigação do caso.

Marina Silva fala que a sua candidatura busca uma mudança na relação entre Governo e fornecedores de estatais, e que ela pretende não lotear cargos na Estatal. Enfim, Marina falou o que todo eleitor quer ouvir nesse momento, porém, ela sabe que será uma briga bem injusta, uma vez que no sistema político brasileiro, o Poder Executivo é refém sim, do Poder Executivo, e ela sabe que na votação no congresso e no Senado se não houver distribuição de benesses projeto nenhum passa, enfim, mais um capítulo da hipocrisia que ronda os sistemas que dominam nosso País: O sistema político com atuação mais contundente na corrupção; o sistema jurídico que sabe como tudo acontece, mas, que permanece em total inércia, mesmo quando é provocado, sem falar que no próprio sistema judiciário brasileiro há casos de corrupção e recebimento de propina; e por último e talvez o mais perverso deles, a imprensa brasileira. Sim! Pensa bem. As maiores redes de imprensa do País possuem Jornais, TVs, rádio, portal de internet. A Globo por exemplo, possuí todas as mídias existentes, o grande mal dessa situação é que só se divulgam o que lhes convém, não aprofundam as investigações noticiadas, enfim!

Dos três presidenciáveis, vi como a declaração mais hipócrita e bizarra, a declaração do Aécio Neves. Em sua entrevista, Aécio tenta mostrar uma faceta de indignação com as denúncias, falando de forma veemente não tolerar corrupção e que o Brasil tem de se acostumar a ver corruptos na cadeia. Bem, como a Marina, ele fez o discurso que o eleitor quer ouvir, mas, ele esquece que o eleitor um pouco mais critico começou a se perguntar: ora, então por que nenhum envolvido do mensalão mineiro foi julgado e condenado, por que nenhum envolvido em escândalos como o pagamento de 25% de propina que ocorria no DNER foram julgados e condenados, por que o esquema de privatização fraudulenta das estatais de telefonia e da Vale do Rio Doce não foram julgados e presos, enfim, todas essas corrupções ocorreram no governo do Partido PSDB. Não foram investigadas e nenhum envolvido foi julgado ou está na cadeia, sem falar os gastos extras de mais de 5 milhões, do então governador de Minas Gerais, Aécio Neves na construção do aeroporto, na cidadezinha mineira de Claudio. Pois bem, nem a revista Veja e nem o Fantástico da Globo falam mais no assunto.

Enfim, diante de tantas possibilidades é compreensível a total descrença da população brasileira no sistema político e nos políticos brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário