sábado, 2 de março de 2013

OS BANCOS E SUAS METAS ABUSIVAS

Seeb Araraquara
Manifestação em Araraquara-SP

No dia 28 de fevereiro foi comemorado o dia Internacional de Combate às LERs/DORT, os sindicatos dos bancários foram às ruas fazer o alerta sobre os riscos e as formas de prevenção para esta síndrome, que atinge um grande número de trabalhadores.

Junto com a doença LERs/DORT vemos o aumento de doenças como síndrome do pânico e outras na categoria bancária, doenças  provinientes de atitudes desrespeitosas e covardes do sistema bancário nacional. Com o advento das fusões vemos bancos oriundos de outras partes do mundo atuando no Brasil utilizando ações em prol dos seus trabalhadores bem distintas. Nos Paises sede respeitam e valorizam os trabalhadores enquanto no Brasil, que geralmente respondem pelos maiores ativos de lucros destes bancos, direitos trabalhistas ficam em segundo plano.

Sem falar dos artificios contábeis utilizados descaradamente para mascarar os balancetes anuais destes bancos, que superestimam suas previsões de não recebíveis (os chamados calotes dos clientes) para aumentar seus lucros e diminuir a divisão anual destes lucros para seus funcionários, as chamadas PLRs.

Junto aos clientes os bancos atuam de maneira no mínimo desrespeitosa incluindo produtos não solicitados; aumentando o tempo de fila nos caixas, com a obrigatoriedade da venda de produtos pelos caixas bancários; não garantindo segurança nem aos funcionários, vítimas constantes de sequestros e assaltos e nem aos clientes, vítimas das saidinhas de banco; além, da mais nova modalidade de desrespeito ao consumidor, a recusa do recebimento de contas para quem não é cliente do banco.

O pior é que é tão comum ter direitos desrespeitados no Brasil que ninguém mais se indigna, reclama e busca seus direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário